Variantes do RPG

Fala galera... Estou dando inicio ao Blog Taverna dos Pés Ligeiros! E já de inicio, está uma postagem bem bacana, espero que gostem!



- Olá Bill, como vai? Precisa de alguma ajuda?

- Sabe o que é... É que eu estive no hospital na última semana... E não joguei nenhum RPG... Então... Pra falar a verdade... Eu não tenho problema nenhum ultimamente...

- EU DISSE: Vim lhe dar uma Dica de RPG! Algum problema RPGístico recente?!?!

- Okkkkkkkkk... Já que está me olhando deste jeito... Muito bem... Vejamos... Calma, calma... Amigo... Ok. Bem, sabe, tem algo antigo, mas acho que dá para o gasto... Uma vez eu joguei um RPG onde eu era mensageiro, e tinha de ir de reino em reino alertando sobre uma catástrofe que aconteceria... Mas sabe o que era incrível? Embora fossem reinos distantes, afastados, de climas diferenciados, e culturas diferenciadas, no final as coisas em cada um eram as mesmas, mudando apenas de forma e aparência!

- Ahá! Já sei onde você quer chegar Bill... Muito bem, pelo visto nos vamos falar de Variantes!



- Variantes senhor?

- Sim Bill! Variantes! Permita-me dar um leve exemplo antes... Bem... Vejamos... Já sei! Na época em que minha Tia-Avó Leonilda estava na cidade, eu andei aprendendo alguns feitiços de teletransporte... Todos de mesmo nível e custo! Porém de lugares diferentes! Quer ver onde isso vai dar Bill?

- Eu tenho escolha senhor?

- Hehe... Claro que não Bill! Claro que não! Vejamos... Este aqui eu aprendi na Universidade de Feitiçaria do Dragão Dourado. Teletransporte!

- WOW! Funciona mesmo senhor! E muito bem! E que lugar bonito! Esta montanha é maravilhosa!

- Hehe... Claro que é Bill... Claro que é... Agora, este aqui que eu aprendi na UFRS... Universidade de Feitiçaria do Rio Grande do Sul... Teletransporte!

- WOW! Estamos na praia senhor! E nossas roupas mudaram!

- Realmente... Estou de sunga...

- E eu de bikini... GASP! Olhe a data senhor! Se passaram 2 meses!!!

- Ai ai, não se espante Bill, isso é normal... Este feitiço é filiado à UFRS. Ficamos 2 meses presos na fenda do espaço-tempo continuum esperando a greve passar...

- Ahhhhhhh!!! Eu perdi meu aniversário...

- Hehe... Tudo bem Bill! Este ano tem mais! Mas vejamos... Que tal este feitiço da ex-união soviética. Teleportovisk!

- WOW! Brrrrrrrrrrr... Era p-para nós p-p-pararmos na si-sibéria mesmo senhor? Eu ainda estou de b-bikini...

- Hummmm... Estranho... Não me lembro de ter um copo de vodka na mão quando lancei o feitiço... Mas você está certo Bill, isto aqui está congelando! É melhor darmos o fora... Vamos usar este feitiço de teletransporte que eu li na porta de um banheiro público... Teletransporte!

- WOW! Estamos devolta!

- Estamos mesmo Bill... Hummmm, parece estar tudo certo comigo.

- Comigo também... Ah, espere... Tem o fato de meus órgãos estarem pra fora.

- Hehe... Claro que estão Bill! Claro que estão... Er... Isso não dói?

- Na realidade a dor é bem escruciante. Deveria estar gritando agora, mas acho que o negócio que me faz gritar é aquela coisa fina jogada ali...

- Bem... Mas magias de teletransporte à parte Bill, tudo isso foi para lhe mostrar algo! Algo que muitos mestres ignoram na hora de realizarem seus mundos e jogos de RPG.

- O perigo de utilizar magias de banheiros públicos, senhor?

- Hehe... Claro que não Bill! Claro que não. Não percebeu Bill? As variações! O mundo é diferente! Os climas são diferentes! Os locais são diferentes! As culturas são diferentes! Toda esta diferença não pode acarretar em itens e magias iguais, mesmo que o “sagrado” manual diga isso! Toda esta variedade fará com que outras formas de armas sejam desenvolvidas em locais distantes! Fará com que, ao entrar em uma loja de outras terras, um jogador não encontre os itens de sua pátria, mas sim itens diferentes, itens úteis nesta região.


- Estou começando a entender senhor!

- Alguns mestres seguem o manual fielmente, mas muitos exageram na fidelidade... Veja o exemplo... Digamos que temos 2 reinos... Um medieval, normal. Outro também na idade medieval, normal, porém litorâneo, combatendo terríveis criaturas marinhas. Digamos que em ambas as academias de magias, dos dois reinos, ensinem a magia Bola de Fogo... Mas o que impediria os magos do reino que luta contra estas criaturas marinhas transformar a magia Bola de Fogo em Bola de Raios? A questão é que muitos mestres, só por que não existe tal magia ou tal regra no manual, não permitem nem realizam estas mudanças! E isto não vale apenas para magias Bill, vale para uma gama de itens, acessórios, costumes, moradias, realeza, praticamente tudo! Locais diferentes ocasionam culturas e métodos diferentes! Lembre-se disso!

- Acho que agora eu consigo entender senhor!

- Hehe... Claro que consegue Bill! Claro que consegue! E se consegue, vai se lembrar de não ficar preso às regras de seu sistema, realizando mudanças e variações nos itens, magias, costumes, e até em certas regras, dependendo do ambiente e das mudanças do mundo! Nunca se esqueça Bill, interpretação e coerência acima de tudo, inclusive das regras! Entendido Bill?

- Entendido senhor!

- Maravilha Bill! Agora chegou a hora de ir embora!

- É... Mas e os meus órgãos?

- Ah... Sabe como é Bill... As pessoas estão cada vez mais ocupadas... E não temos mais tempo para muita coisa...

- Ei! Espere! Espere! Onde você está indo...? Ei! Senhor! Senhor... Droga... Maldito. Nossa... Como isso dói... Queria ter guardado aquele copo de vodka... Por que vocês ainda estão lendo? A dica já acabou... Minha dor gera algum conforto para vocês? Vamos! Rala! Circulando... Circulando... Ah ironia...

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

8 comentários:

@mutanteturtleme disse...

pensei que fosse uma lista de jogos de RPG e variaçoes, mas tudo que eu li foi um ser conversando com sigo mesmo se chamando de bill

Alan Lee disse...

ALTERNATIVO : Você está fazendo isso errado.

Davis disse...

ALTERNATIVO : Você está fazendo isso errado [2]

Thobias disse...

Hum... Esqueci de ESPECIFICAR as falas, pensei que seriam inteligentes o suficiente para distinguir os personagens, que por sinal, são dois. Mas já vi que tenho que diminuir a complexibilidade dos assuntos, tem gente que não entende.

Lan Kaulitz disse...

Achei interessante o tópico, acho que não devemos seguir fielmente a nenhum livro de RPG, usar eles como complementos para desenvolver nossa própria história =D

Bruna_;) disse...

Achei o texto muito interessante e engraçado. É um detalhe que mtas vezes passa batido nos jogos, mas que resulta em algo muito mais legal para os jogadores.

Quem teve dificuldade, realmente não parou para ler o texto.

Anônimo disse...

Legal, um blog sobre RPG, naum havia procurado outros, mas então vou me hospedar aqui e fazer lenda aqui...está surgindo Odeon

Thobias disse...

Luan: Isso mesmo cara, nunca, jamais devemos seguir fielmente os livros. Como disse, eles são uma base de por onde devemos começar. Obrigado!

Bruna:Que bom que gostou do post, e sim, é um detalhe simples, mas que muitos players não notam. Obrigado!

Marco:Opa brother, que bom que gostou do meu Blog, espero continuar contando com as visitas de todos vocês aqui, e seria ótimo essa tua ideia. Qualquer coisa entra em contato comigo.

Anônimo: Que bom que gostou, espero que de certo sua ideia.

Enfim galera, continuem seguindo e visitando por muitos outros post's sobre RPG estão por vir!

Abrass, e até a proxima!

Postar um comentário